A ARCA é um projeto que Deus ministrou ao nosso coração no final do ano de 2018, que por sua vez se tornou realidade concreta em 11/01/2019 posto que, ocorreu na Rua Vitório de Souza, Centro de Sooretama – ES, o primeiro culto ao SENHOR ofertado por um grupo de aproximadamente 13 pessoas, reunidas num templo alugado para celebrar e enaltecer o Nome do Eterno.
Ali, tributamos adorações, reflexões, e, ministramos a Palavra do Eterno. Sendo que, ao final, tivemos um momento de extrema gratidão a Deus por estarmos tendo a oportunidade de iniciarmos um “ministério” que surgia com a proposta de ganhar almas para o reino do Senhor, bem como que, anunciar sua palavra e forma dinâmica e mais ampla possível, alcançando os mais diversos grupos, classes e idades possíveis.
Aos 27/02/2019, A ARCA constituiu-se como personalidade jurídica, sendo declarada como instituição religiosa sem fins lucrativos, estando registrada sob CNPJ Nº. 33.929.421/0001-50, tornando-se assim, a IEAA – Igreja Evangélica A ARCA, uma instituição formalmente constituída e instaurada nos normas da legislação em vigor.
A ARCA é liderada por seu Pastor Titular, Sr. Ronison M. Alves, casado, pai de 02 filhos, graduado em Teologia e em Administração, professor do núcleo teológico existente na ARCA.
O mesmo vem atuando no santo ministério pastoral desde os 24 anos de idade, pastoreando ao menos 03 igrejas congregacionais do(s) ministério(s) onde reuniu e congregou por mais de 15 anos.
A ARCA conta atualmente com a Pra Keila Geovana F. P., que atua na vice-presidência Administrativa da instituição, desenvolvendo dentre outras, a tarefa de aconselhamentos e orientações aos membros da igreja, ela é graduada em Pedagogia e em Teologia. A mesma é esposa do pastor titular, e juntos trabalham na orientação de casais, jovens, adultos, adolescentes e muitos outros departamentos existentes.
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” ( Marcos 16:15 – ACF).
Anunciar a salvação é o propósito central da ARCA. Podemos dizer que, não só da ARCA mas de todas as igrejas, pois, elas só existem para que o nome do Senhor se faça conhecido entre todas as pessoas, para que Ele seja glorificado e para que cada irmão se fortaleça na comunhão e no partilhar do pão em comunidade.
Como adendo, buscamos instruir a comunidade e irmãos a conhecer e experimentarem a sã doutrina existente na inerrante Palavra de Deus. Pois, acreditamos piamente que, apenas a pregação da genuína palavra pode conduzir o homem e a mulher ao caminho correto, revelado e desejado pelo nosso Mestre Jesus (Rm 12.2).
Como missão, a ARCA foca na ampliação do Reino de Deus na terra, cumprindo isso a partir das mais diversas formas e estratégias disponíveis a ela, que, por sua vez, podem ser utilizadas na pregação, anunciação e ministração do evangelho do reino (Mc. 16.15).
Assim, dizemos na ARCA “vamos que vamos”. Vamos ao encontro dos que precisam de Jesus, dos que desejam Jesus, e, aos que anelam por Jesus. Não podemos parar.
Talvez, diferente de muitas igrejas, a visão da ARCA se adapta a cada momento vivido ou enfrentado por ela dentro da comunidade e/ou sociedade, pois, nossa visão não é imutável, na realidade, varia em cada momento de nossa história.
Não nos referimos nesse ponto sobre o céu, ou a cidade santa, onde inquestionavelmente desejamos chegar, e por isso, nos mantemos de olhos fixos no alvo (JESUS), mas, falamos do futuro em relação ao lugar onde queremos chegar quanto igreja em comunidade, até o tempo pré-estabelecido. Isso é mais bem retratado no cultivo do relacionamento com Deus, uma vez que parte diretamente do coração e do propósito do Senhor para aquela determinada comunidade, de forma singular.
É exatamente por isso que, para cada necessidade ou momento que a ARCA se depara, a visão da mesma pode ser mudada, visando àquilo que é exigido para o cumprimento da nossa missão e do nosso propósito, que por sua vez, são contínuos.
Em linhas gerais, podemos dizer que, nossa visão evolui periodicamente e possibilita que as metas e objetivos traçados em cada semestre ou ano, sejam criados e alcançados.